Dicas para Turbinar seu instagram 2021

Você sabia que mais de 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos um perfil comercial e que, próximo de 30% dos usuários costumam visitar o Instagram de uma empresa quando pretendem fazer algum tipo de negócio?

Com esses números é indispensável que qualquer empresa ou usuário interessado em aumentar sua presença na internet e nas mídias sociais esteja também no Instagram, mas estar no Instagram de maneira organizada e seguindo um plano de ação para que dessa maneira possa maximizar os seus resultados.

Então, se você é uma empresa ou pretende utilizar o Instagram para ajudar seu negócio a crescer, a primeira coisa que você deve ponderar é transformar a sua conta em uma “conta de negócios” ou uma “conta de criador de conteúdo”; você terá acesso a dados e estatísticas não disponíveis para usuários comuns.

Não tem conta no Instagram ainda? Então aproveite para criar uma e escolha muito bem o seu usuário.

Alterando o Tipo de Conta no Instagram

Para transformar sua conta em conta comercial ou conta de criador de conteúdo basta seguir as instruções:

1 – Vá até a página do seu perfil no Instagram e clique no ícone com 3 linhas que fica no topo direito da tela.

2 – Clique em Configurações.

3 – Clique em Conta.

4 – Mova a tela para baixo até encontrar Mudar tipo de Conta.

Siga as instruções até finalizar o processo!

Conheça e defina seus objetivos.

Quando você sabe o que está buscando para o seu negócio, a mídia social se torna muito mais eficaz. As mídias sociais são como ferramentas e, como tais, produzem sempre um melhor resultado nas mãos de quem sabe utiliza-la melhor.

Vamos pensar, o que você deseja alcançar com sua conta no Instagram? Entre alguns dos motivos que levam as pessoas a trazerem seus negócios para esta mídia social são:

  • Criar a presença online do seu negócio.
  • Fixar sua marca junto aos consumidores.
  • Vender produtos através do aplicativo.

Você pode ter um ou mais objetivos; o importante é ter foco, planejamento e uma estratégia que o ajude a alcança-los pois, sem isso, você não estará utilizando o potencial completo do Instagram ou de qualquer outra mídia social.

Falaremos sobre Definição de Objetivos na Mídia Social em detalhes num futuro post aqui no blog.

Conheça a sua audiência.

É incrível como o perfil de usuário pode mudar drasticamente de uma mídia social para outra, gerando indices de custo e benefício extremamente diferentes. No caso do Instagram, principalmente no Brasil, os usuários possuem os mais variados perfis fazendo dele uma mídia social essencial para o pequeno é médio negócio.

Devido o grande número de usuários na plataforma mesmo a captação de interessados em um nicho mais específico pode ajudar a impulsionar o pequeno e o médio negócio de maneira significativa.

Otimize a sua Bio para conversar diretamente com o seu público e explicar em poucas palavras o porque é interessante que eles sigam a sua conta e não deixe de tirar proveito dos campos específicos da sua profile onde também é possível incluir outros tipos de informação como seu nome, usuário, endereço web ou até mesmo um “Call to Action”; um botão que convida o seu seguidor a realizar uma determinada ação.

Falaremos sobre Audiência e Estratégias da Bio no Insta em detalhes num futuro post aqui no blog.

Possui um Logo? Use-o!

Um logo bem produzido transmite credibilidade e identifica você junto aos seu consumidores e seguidores de forma rápida; devemos ser capazes de reconhece-lo mesmo que navegando rapidamente por nossa timeline ou pela internet.

Ao fazer o upload da sua imagem de perfil lembre-se que o arquivo é guardado no Instagram em uma definição de 320 320 pixels. Trabalhando com o tamanho correto de imagem você garante a qualidade da sua imagem de perfil.

Tenha em mente também que apesar do upload ser efetuado baseado em uma imagem quadrada a área de exibição da foto do perfil é circular, então, formate a imagem pensando nisso. Não possui logo? Você é sua marca? Utilize uma foto de perfil com o Seu rosto ou seu produto desde que sejam facilmente identificáveis.

Falaremos sobre imagem de perfil em detalhes num futuro post aqui no blog.

O Instagram é Visual

Com celulares cada vez mais modernos munidos de câmeras de alta definição está cada vez mais simples produzir imagens e vídeos com alta qualidade mas, além da qualidade de imagem, prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer a diferença entre um post bem sucedido ou não.

São requisitos básicos; vídeos e imagens nítidas, bem iluminados e com uma composição adequada. Quando digo nítido e bem iluminado, quero dizer nítido e bem iluminado de acordo com o que você imaginou para sua composição.

Se você tem o costume de trabalhar com textos e gráficos lembre-se de deixa-los sempre fáceis de ler e com um layout que agrade os olhos.

Utilize seus vídeos e imagens para contar histórias, dessa maneira a chance de que seus seguidores engajem com seu perfil é muito melhor.

Use apenas vídeos e imagens que você produza ou que tenha autorização para usar.

Falaremos sobre produção de conteúdo em detalhes num futuro post aqui no blog.

Legendas e Hashtags

Complementando a parte visual temos as legendas e as hashtags que quando usadas sabiamente podem fazer a diferença entre um post com algum engajamento e um post com muito engajamento.

Utilize suas primeiras 15 ou 20 palavras para transmitir a informação que você acredita ser essencial ao post, aquela informação que pode levar o usuário do Instagram a interagir com você e com sua marca. Seja honesto e consistente na maneira de escrever para que seja reconhecido tanto por suas imagens quanto por seus textos.

Use hashtags relevantes ao post e com parcimônia. 5 a 10 hashtags por post são mais do que o suficientes desde que, conforme disse anteriormente, sejam relevantes ao conteúdo do post ou do vídeo.

Não utilize hashtags que podem ser encaradas com iscas para usuários u que podem ter duplo sentido como #sextou (sex to you em Inglês) #seguequetesigo, #sigotodos ou #sdv por exemplo; o uso de hashtags que possam estar vinculadas a SPAM ou relacionadas a conteúdos contra as diretrizes da plataforma podem prejudicar a exposição do seu conteúdo.

Falaremos sobre Legendas e Hashtags em detalhes num futuro post aqui no blog.

Engage, engage e engage.

Parece básico mas muitas pessoas as vezes possuem um ótimo conteúdo contudo, não engajam com seu publico. Imaginar-se falando com a parede faz com que seu seguidor pense duas vezes antes de engajar novamente. Engage sempre que possível!

Falaremos sobre Engajamento em detalhes num futuro post aqui no blog.

Ferramentas foram feitas para serem usadas.

Faça Stories, grave vídeos para o IG TV, realize transmissões ao vivo, brinque com o Reels. Instagram lançou uma nova ferramenta? Use também!

O Instagram desenvolve novas ferramentas na busca de conquistar seus usuários e ele quer que elas sejam utilizadas; quanto mais você usa as ferramentas, maior é a chance de ter o seu conteúdo mostrado para novos e possíveis seguidores. Notou uma ferramenta nova disponível na plataforma? Use e abuse.

Falaremos sobre Ferramentas específicas em detalhes num futuro post aqui no blog.

Ative o Instagram Shop

Com o Instagram Shop você pode marcar seus produtos em imagens e vídeos que quando clicados direcionam o usuário diretamente para a página do produto marcado. Algumas exigências são feitas para que você possa ativar esse serviço. Tais exigências são necessárias para diminuir a chance de fraude e melhorar a experiência do usuário.

Estude, aprenda e reinvente-se

Nada é imutável, uma estratégia que pode parecer boa hoje pode não ser tão boa amanhã; o que funciona bem para um negócio não funcionará necessariamente da mesma maneira em outro, uma aproximação que deixou de ser usada há algum tempo pode se tornar uma opção viável novamente.

Escute tudo e todos; existem milhões de pessoas prometendo dicas gratuitas para fazer o seu negócio bombar nas mídias sociais; o que você deve fazer e o que você não deve fazer. Absorva o que faz sentido para o seu negócio, compreenda aquilo que pode ajuda-lo no futuro e desconsidere tudo que parece ser contra produtivo ou ineficaz.

Existe muita informação incompleta e errada na rede; saber identificar tais informações é extremamente importante para otimizar seu tempo e dedicar seu esforço as coisas que realmente importam.

Escrito por

Diva "Corujal" "Tecidal" Multifuncional da Paninhos e Afins. Youtuber e "B.logueirinha". Adora as coisas boas da vida como homens musculosos na praia usando sunga que podem também não estar na praia e podem também não estar de sunga.

8 comentários em “Dicas para Turbinar seu instagram 2021

    1. Obrigada Paula!!!!! Conversei com a Leticinha e achamos melhor ir desenvolvendo esse tipo de assunto por aqui. Acreditamos que fique mais fácil para as pessoas acompanharem pois poderão ler no ritmo que desejarem e apenas as informações que acharem importantes. Beijos!!!!

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  1. Obrigada pelas orientações, dicas, estou mesmo perdida com tanta ferramenta no instagram, é bom ter essas informações para saber filtrar o que realmente é importante. Estão de parabéns o blog está com conteúdo muito esclarecedor.

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